Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Publicações acadêmicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
4 resultado(s)
1
Resumo

O projeto busca avaliar o efeito da variação temática sobre a concentração do poder decisório do Itamaraty na formulação e execução da Política Externa Brasileira. Baseado na literatura existente sobre horizontalização e incorporando elementos da análise político-burocrática e dos estudos presidenciais, o trabalho propõe um grupo de determinantes comuns que potencialmente influenciaria a maior participação presidencial ou de outros ministérios na definição de determinada decisão de política externa, servindo como fatores de controle para a avaliação do efeito da variação temática. Propõe-se como hipótese a ideia de que o grau de horizontalização de determinada decisão em política externa brasileira é afetado pelo nível de politização da questão, pela urgência da resposta, pelo grau técnico da discussão e por sua temática. Visando o teste da hipótese inicial, propõe-se uma comparação estruturada de um grupo de decisões ocorridas durante o período do governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). A seleção dos casos será feita a partir do método de casos mais similares ou Most Similar Systems Design (Seawright e Gerring, 2008), destacando a variação da variável temática e buscando a similaridade da matriz de variáveis de controle. Os estudos de caso devem ser realizados pela metodologia de process tracing (Collier 2011), triangulando informações entre fontes secundárias, fontes documentais, arquivos de história oral e entrevistas a serem realizadas com atores relevantes. (AU)

Estrutura institucional e processos decisório no Mercosul

Processo:09/53347-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência: 08 de janeiro de 2010 - 07 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:
Pesquisador Anfitrião: Fernando Rodrigo
Instituição-sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Málaga (UMA) (Espanha)
Assunto(s):InstituiçõesMercosulParlamento
Resumo

O objetivo desta proposta é estudar o processo de integração do Mercosul, em particular a evolução do Parlamento do Mercosul (PARLASUL), do ponto de vista da sua estrutura institucional e do seu processo decisório. A criação do Parlasul traz uma inovação ao processo de integração sul-americano, à medida que incorpora representações dos países eleitas através do voto direto. Trata-se de analisar não apenas o processo eleitoral, mas o impacto que terá a estrutura de representação sobre o processo decisório. Tendo como parâmetro comparativo a experiência da União Européia (UE), já bastante mais avançada, buscar-se-á compreender como o desenho institucional do bloco serviu para atenuar interesses divergentes entre os países membros; Com este projeto, venho pleitear uma bolsa de pesquisa no exterior, para o período de dois meses (janeiro e fevereiro de 2010), junto ao Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Madrid (UAM). O projeto encontra-se na versão em espanhol, pois está no original apresentado para a UAM. (AU)

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar a mudança ou continuidade do padrão de política comercial em perspectiva comparada, tendo como foco de análise os principais elementos no campo institucional. A preocupação principal é buscar entender o que explicaria o fato de dois países (Brasil e Argentina) que, apesar de terem partido de modelos econômicos similares e de terem se defrontado com mudanças semelhantes na estrutura econômica mundial, passaram a ter trajetórias tão distintas em termos de política comercial. De um lado, no caso brasileiro, trajetória marcada por estabilidade de rotas em política comercial com alterações ao longo do tempo apenas pontuais (de ajuste); de outro, no caso argentino, trajetória marcada por oscilações mais drásticas ao longo do período em termos de padrões de política comercial. Após quase duas décadas de abertura comercial, faz sentido investir esforços em estudos mais sistemáticos para compreender como evoluiu a política externa, na área comercial, desses países no período pós-abertura, considerando também a evolução da experiência de integração regional do Mercosul em que Brasil e Argentina estão envolvidos. A pesquisa analisa o período de 1990 a 2005, e adota metodologia qualitativa, construindo um painel com as principais matrizes de política externa no campo comercial, analisando três níveis do processo decisório: o inter-burocrático, a dinâmica legislativa e a relação Executivo-Legislativo. (AU)

|
4 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção